Marketing

Como Dinamizar uma Ação de Marketing Operacional

Formação Presencial

Sobre o Curso

O papel do Marketing assume cada vez mais a liderança  e responsabilidade pela promoção da dinâmica relacional, comunicacional entre as pessoas dos clientes e as pessoas nas instituições, potenciando a competitividade.

Já lá vai, felizmente, o tempo dos 4P´s de Philip Kotler. Estávamos na década de 1980. Podemos qualificar hoje a forma como dinamizávamos o mercado. Os 4P´s: Produto - termos o produto; Preço – identificarmos o preço; Publicidade – dinamizarmos a divulgação, promoção, publicidade; Local (Placement) – o cliente “coloca no seu cabaz de compras”, entra no Stand e…. Assim foi o mercado marcado pelo fluxo espontâneo.

Finais da década de 80, mais um passo na evolução. Philip Kotler. As Pessoas e o Processo. A forma como se dinamiza o processo de vendas e o valor de cada profissional. 

Surge, assim, o 7ºP (Physical Evidence), a segmentação de clientes, o “medir” a satisfação, a comunicação segmentada. No modelo “compromissus” as 5stars, a tipologia de clientes. O 8ºP - a Participação, envolvência do cliente pela marca, promover o sentido de pertença, papel de embaixador da marca. Na nossa linguagem 5 stars, o “Grau de Apetência”.

E, finalmente, o 9º P – Previsão – comunicar e comprometer para uma promoção da consideração, podendo nós fazer previsões de potencial de futuro em função das variáveis de valor preditivo. Na nossa linguagem 5stars, as Datas de Previsão que são 4 (DPEN- Entrada em Negócio), DPCN – Conclusão do Negócio), DPEV – (Entrega Viatura), DPPS – (Próximo Serviço).

 

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